Última atualização em 29/07/2023
O que é ROAS como calcular diferença de ROI? Neste post vamos nos aprofundar nesses dois aspectos financeiros da publicidade
O ROI é uma métrica usada para definir a eficácia de uma campanha offline, como o custo de anúncios de televisão ou rádio, e já existe muito antes da era digital da publicidade.
Desde o início do ROI, a publicidade mudou de forma consistente.
Hoje, o ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) tornou-se o método preferido para determinar a lucratividade dos canais digitais.
Embora os dois sejam significativos, eles oferecem abordagens diferentes para o mundo da publicidade digital.
Muitos anunciantes digitais ainda estão confusos sobre qual métrica é a certa a ser usada ao configurar a lucratividade geral de suas campanhas publicitárias.
Trocar ROAS por ROI ou ROI por ROAS pode fazer uma diferença significativa na quantidade de dinheiro que você economiza em suas campanhas e na eficiência das decisões que você toma.
Se você está lutando para justificar a eficácia de sua campanha, as dicas a seguir podem ajudá-lo a fazer escolhas mais informadas sobre o que funciona melhor para suas necessidades específicas.
Você vai encontrar neste artigo:
ToggleROAS: O que é?
O ROAS determina o retorno médio sobre seus gastos gerais com publicidade (ou seja, o nível de eficiência e lucratividade de seus canais de marketing atuais).
Felizmente, existe uma fórmula simples que você pode usar para calcular o ROAS.
Receita / Despesas
Digamos que você atualmente supervisione um site de comércio eletrônico para vendas de filmes online.
Para ajudar a obter mais tráfego, você decide usar o Google AdWords.
Depois de executar algumas campanhas, seus níveis de tráfego aumentaram drasticamente, mas com o passar do tempo você começa a se perguntar o quão bem-sucedidas essas campanhas foram …
Vamos supor que suas campanhas ajudaram você a gerar US $ 12.000 mensais.
Por mais que você queira anunciar seu negócio gratuitamente, todo meio tem um preço para usar seus serviços.
Então, digamos que você gastou US $ 3.500 no AdWords para sua campanha de publicidade.
Se você pegasse essas informações e as colocasse na fórmula do ROAS, obteria: 12.000 / 3.500 = 3,42
O que isso significa para você? Bem, isso significa que para cada dólar gasto, você ganhou $ 3,42 de lucro. Nada mal para anunciar em apenas um canal.
ROI: O que é isso?
Uma das maiores diferenças entre o ROAS e o ROI é que o ROAS é uma proporção derivada da comparação de quanto você gasta com quanto você ganha, enquanto o ROI representa o valor que você ganha após pagar suas despesas.
O único objetivo do ROI é determinar se a campanha vale o investimento ou não.
Levando a margem em consideração, você pode determinar rapidamente seus lucros gerais e determinar qual é o seu ROI real.
Para calcular o ROI, você deve usar a seguinte fórmula:
(((Rotatividade x Taxa de Margem) – Despesas) / Despesas) x 100
Se voltássemos ao nosso exemplo original e imaginássemos que o negócio tem uma taxa de margem de 20%, nossa fórmula seria a seguinte:
(((12000 x 0,2) – 3500) / 3500) x 100 = -31,42%
Embora nosso resultado anterior fosse um ROAS positivo (que analisa as vendas), nosso ROI agora saiu negativo.
Depois de calcular a margem de varejo, você pode ver facilmente que o investimento não é tão lucrativo quanto você esperava.
Determinando um bom ROAS e ROI
O ROAS aceitável será diferente de uma empresa para outra com base em suas margens de lucro individuais, saúde geral dos negócios e custos operacionais.
Embora algumas empresas possam ter dificuldade em sobreviver com um ROAS de $ 10: $ 1, há outras que prosperam com um ROAS de apenas $ 2: $ 1.
Uma meta comum para atingir é $ 4: $ 1. Ao atingir essa meta, a campanha publicitária não só será eficaz, mas também gerará uma receita decente.
Ao analisar e calcular o ROAS de sua campanha de publicidade, existem alguns itens que você precisa levar em consideração na equação:
- Custos de fornecedores e parceiros – Esses custos abrangem todas as comissões ou taxas pagas a fornecedores e parceiros que trabalham com você na campanha, bem como os salários de quaisquer funcionários internos.
- Custos de comissão de afiliados – Esses custos incluem taxas de transação de pagamento, taxas de transação de rede e comissões pagas aos afiliados em cada venda.
- Retornos de impressões e cliques gerados a partir de sua campanha publicitária – Inclui itens como o número total de impressões feitas por cada campanha publicitária individual, o custo para cada mil impressões e o custo total por clique.
Essas despesas são fáceis de esquecer, mas é importante que você não o esqueça. Caso contrário, você não terá uma ideia precisa da eficiência de cada campanha.
Avaliação do ROI para campanhas de publicidade digital
Para medir o ROI para anúncios em vídeo para celular, publicidade programática e publicidade nativa, você pode usar as seguintes métricas de software.
1. Anúncios em vídeo para celular
Anúncios de vídeo para celular são muito mais eficazes do que um simples anúncio de televisão.
Como os consumidores veem o anúncio para celular diretamente em seus dispositivos, você não precisa se preocupar com o fato de seu público tentar assistir a um anúncio na televisão com crianças, animais de estimação e outras distrações ao redor.
Com a ajuda desses anúncios, você pode aumentar o tráfego e impulsionar o conhecimento da marca de forma rápida e fácil.
Como medir o ROI
Ao analisar o sucesso de sua campanha de publicidade para celular, existem alguns itens a serem considerados:
- Conscientização da marca – primeiro, determine quantas pessoas estão procurando seu site online. Com a ajuda do Google Trends, você pode encontrar facilmente os dados de que precisa para transformar sua marca e obter reconhecimento.
- Influência – Ao veicular um novo anúncio, você precisa saber se ele está aumentando suas vendas ou não. Ao comparar a quantidade de tráfego de seu anúncio com a quantidade de vendas, você pode determinar rapidamente se a campanha valeu a pena o investimento ou não.
- Visibilidade – Monitore o posicionamento geral de seus anúncios e teste-os para ter certeza de que pode visualizar todos os anúncios em seu dispositivo. Você não quer que os anúncios sejam ocultados. Se você pode vê-los, significa que todos os visitantes do seu site também poderão vê-los.
- Mindshare – Embora não haja como determinar a frequência com que alguém falará sobre sua marca com a família e amigos, você pode avaliar a frequência com que as pessoas estão discutindo com base nos comentários deixados em seus vídeos. O número de vezes que seu vídeo é compartilhado também ajudará a determinar o sucesso do seu vídeo. Vídeos compartilhados e comentados geralmente são considerados bem-sucedidos.
2. Publicidade nativa
A publicidade nativa fornece aos usuários uma grande variedade de informações fáceis de entender. Jornais e revistas costumam usar esse tipo de publicidade.
Se você visitar o Facebook, há uma boa chance de que também o tenha visto em funcionamento.
ROI de anúncio nativo
Medir o ROI dos anúncios nativos não é tão simples quanto se poderia esperar.
Você não só precisa descobrir quantos cliques obteve, mas também saber o que esses cliques podem fazer pelo seu site.
- Novos clientes – para determinar quantos novos clientes você conquistou, pegue o total de cliques e divida pelo total de indivíduos que enviaram informações em seu site.
- Reputação – ao criar um anúncio, você deseja mostrar que sua empresa é alguém em quem você pode confiar. Certifique-se de que as informações apresentadas destacam o que você tem a oferecer aos novos clientes.
- Branding – você pode usar o Google Trends para determinar quantas pessoas estão procurando por sua marca individual em vez de apenas esbarrarem em seu site a partir de uma consulta de mecanismo de pesquisa.
- Compartilhamento de mídia social – normalmente você pode descobrir quantas pessoas estão compartilhando seu conteúdo e falando sobre ele nas redes sociais muito rapidamente.
3. Publicidade programática
As pessoas gastam uma quantia significativa de dinheiro em publicidade programática a cada ano.
De acordo com o eMarketer, os gastos com anúncios programáticos chegarão a US $ 30 bilhões + só neste ano.
Você pode alterar esses anúncios com base nos objetivos da sua empresa e em quem é o seu público-alvo.
Para incorporar esse tipo de jornal publicitário em seu site, você precisará de um software desenvolvido para acomodar os anúncios.
Anúncios programáticos: medindo seu ROI
Para que esses anúncios sejam eficazes, eles devem ser mapeados de forma consistente. E você precisa se concentrar em mais do que apenas cliques com esses anúncios.
O reconhecimento geral da marca também é importante.
Veja quantas vezes sua marca é mencionada nas redes sociais; à medida que você continua veiculando sua campanha, esse número deve aumentar.
À medida que sua marca avança no Google, você também deve notar a quantidade de tráfego de seu site aumentando.
Acompanhar essas métricas pode ajudá-lo a determinar se seus anúncios estão funcionando ou se há coisas que você precisa mudar.
Medir o ROI ajudará você a impulsionar o engajamento e aumentar as vendas.
Como medir o ROAS de uma campanha de marketing digital
Como você sabe o desempenho de uma campanha de publicidade agora? O ROAS é uma métrica exclusiva que pode fornecer fatos da campanha em tempo real.
Isso ajuda os profissionais de marketing a identificar os métodos mais eficazes e ajustar suas campanhas o mais rápido possível.
Aprenda soluções de publicidade econômicas
Antes de começar a monitorar seu desempenho geral, reserve um tempo para aprender onde seus clientes estão e como eles o encontram online.
Considere um destes métodos para obter informações sobre suas origens de tráfego:
- Códigos promocionais, um diferente para cada origem de tráfego.
- Realize uma pesquisa após a compra.
- Use diferentes números de telefone em anúncios.
- Crie URLs personalizados que direcionam para o seu site.
- Desenvolva códigos HTML para rastrear o histórico do usuário.
Aprenda o valor de um cliente
Antes de selecionar um método de publicidade apropriado, você precisa entender quanto você ganha com uma venda média.
Você também precisa entender quanto gastará para obter esse cliente e comparar os custos de cada método de aquisição para desenvolver uma campanha lucrativa.
Não se esqueça de levar em consideração a receita de longo prazo ao estimar o valor de um cliente!
Aproveite as oportunidades múltiplas
A maioria das pessoas precisa ser exposta a um anúncio várias vezes antes de realizar qualquer ação.
Em média, as pessoas veem uma promoção sete vezes antes de dar o próximo passo e entrar em contato com a empresa.
Isso não significa apenas que os profissionais de marketing digital precisam postar alguns anúncios, também significa que eles precisam explorar vários métodos se quiserem atrair novos clientes.
Identifique as necessidades imediatas de seu cliente típico.
Em seguida, encontre locais para executar uma campanha de marketing, monitorando sua eficiência conforme você avança.
Os itens a serem considerados ao calcular o sucesso incluem:
- Custo total da campanha
- Custos de mão de obra e desenvolvimento (incluindo tempo)
Esses fatores são o seu ROAS e ajudam a determinar a eficácia de cada anúncio.
Comparando ROI com ROAS
Embora o cálculo do ROI seja um fator importante para o desenvolvimento de uma campanha de marketing, não é uma revelação.
Isso não ajudará você a decidir se uma campanha será bem-sucedida ou não.
O ROAS faz mais do que calcular a lucratividade potencial; ajuda a identificar táticas mais específicas que comprovadamente geram vendas.
Esses métodos podem ser aplicados a vários esforços de marketing e podem ajudá-lo a atrair novos clientes nos próximos anos.
O ROAS, por outro lado, não calcula a lucratividade geral como o ROI. Em vez disso, ele examina mais de perto a metodologia.
Para criar a campanha de publicidade digital perfeita, você deve considerar o ROI e o ROAS, agindo o mais rápido possível para promover melhores retornos.
Conclusão
Existem muitas diferenças entre ROI e ROAS. Como empresa, você não pode confiar em apenas uma métrica.
Recomendamos o uso de ambos. Use o ROAS para ver o desempenho de suas campanhas de publicidade e, em seguida, use o ROI para ver como seu orçamento geral de marketing e outras despesas se encaixam na equação.
Isso significa que uma campanha de marketing digital eficaz dependeria tanto do ROI quanto do ROAS.
Outra métrica que você deve incluir em seus esforços de marketing digital é o valor de vida do cliente (CLV). O CLV combinado com o ROI pode oferecer ótimos resultados para o seu negócio.
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